Momento Cisplatina

    Ocorreu de 1825 a 1828, entre Brasil e Argentina, interessados na posse da Província de Cisplatina, huje o Uruguai. Localizada em uma região estratégica, sempre foi disputada por Portugal e Espanha. Portugal sendo o fundador da Colônia do Sacramento, primeiro nome dado pelos portugueses à região da Cisplatina, em 1680, porém passou a ser colonizado em 1777 nos moldes espanhóis, quando o domínio passou a ser da Espanha. Anos depois que a coroa Portuguesa chegou ao Brasil, Dom João VI incorporou novamente a região ao Brasil mandando soldados a Montevidéu, em 1816, por razões políticas e econômicas, ocupando e nomeando o território e como Província da Cisplatina.

    Liderados por João Antonio Lavalleja, eles se organizaram para declarar a independência da região, durante o Reinado de Dom Pedro I, em 1825. Os habitantes da Cisplatina não aceitavam pertencer ao Brasil, pois tinham idiomas e costumes diferentes. Apoiados pela Argentina, a população recebe força política e suprimentos (alimentos, armas, etc). Porém, as intenções dos argentinos era a de anexar a Cisplatina ao seu territória, logo que a libertação do Brasil fosse concretizada.

   Reagindo, o Brasil declara guerra à Argentina e aos colonos descontentes, obrigando Dom Pedro I a gastar muito dinheiro público, levando ao descontentamento de muitos brasileiros com o governo do imperador. Isso ocooreu por que sabiam que o governo aumentaria os impostos para financiar a guerra. Este episódio desgastou ainda mais a imagem de Dom Pedro I. Como consequencias, desequilibrou a economia brasileira, já desfalcada com o valor gasto para o reconhecimento da independência do país. Piorando ainda mais com o Brasil saindo derrotado da guerra.

    Com interesses econômicos na região a Inglaterra atuou como mediadora. Chegando a um acordo em 1828, entre Brasil e Argentina, o qual estabeleceu a independência da Província da Cisplatina. Nascia aí a República Oriental do Uruguai. O desfecho desfavorável ao Brasil agravou a crise política no país. A perda da província foi um motivo a mais para a insatisfação dos brasileiros com o Imperador, que acabou renunciado em 1831.