Antes da chegada dos europeus, os povos africanos eram organizados em clãs e reinos e havia uma enorme diversidade entre elas, tanto nos aspectos físicos, culturais e integrantes. Entre todos os povos africanos existia um farto e dinâmico comércio. O isolamento dos povos africanos era somente social, por não sofrerem influência dos povos asiáticos e europeus. Com o passa do tempo, as tribos alcançaram níveis de organização extrema, que causaram espanto nos primeiros europeus que chegaram ao interior da África.

    Ao defendermos o processo escravista praticado pelos europeus entre os séculos XV e XVIII dizemos: “os africanos escravizavam os inimigos, que eram de outras tribos!”, cometemos dois erros: o de defender ou tentar justificar a escravidão, e o de desconhecer a escravidão ocorrida dentro do continente entre as tribos que guerreavam.

    Existiu a escravidão entre as tribos africanas? Sim, mas era uma escravidão diferente da praticada no Brasil. Os escravos capturados eram levados pela tribo vencedora, tinham que trabalhar e lutar pela tribo, tinham também direitos, podendo até casar-se com um membro da tribo vencedora, não existia agressão gratuita, nem a falta dos direitos sociais pertencentes aos outros membros da tribo.

    Teve grande participação dos povos fenícios, gregos, romanos e árabes em seus costumes. No norte da África, seus desenvolvimento teve como principais responsáveis os líbios, com exceção dos Egípcios.
    Suas diversidades iam desde a formação de tribos caçadoras-coletoras a margem de rios que praticavam a agricultura (praticada por escravos e camponeses livres) e em reinos muito bem organizados.
    A partir do século IX, os muçulmanos deixaram o isolamento da Europa e Oriente, atravessaram o Saara em busca de riquezas e para convererem pessoas ao islamismo. Esses momentos foram facilitados pela semelhança cultural de povos que já habitavam a região com a civilização islâmica, proporcionando assim a ampliação dos povos islamicos na África subsaariana.

    A África é a região do mundo com a situação lingüística mais diversificada com  aproximadamente 1000 línguas conhecidas.  A diversidade ética, cultural, econômica e política permite a divisão do continente em regiões para fins de estudos como, África saarianaÁfrica subsaariana (parte do continente africano que fica logo abaixo do deserto do Saara). Também pode ser dividida em África ocidental, África central e meridional, África etíope e África da costa oriental.

Principais povos da África antes da chegada dos europeus são: povos de origem haussa e ioruba, agricultores e pastores de origem Banto, povos de religião cristã, descendentes do rei Salomão e praticavam um grande comercio com árabes e bizantinos. Tinham também os bantos e povos vindos da indonésia, influenciados pelo islamismo, que expandiram seus domínios conquistando inclusive as ilhas como Madagáscar.